Registro de Patentes

Patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgado pelo Estado aos inventores ou autores ou outras pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação. Com a patente, o titular tem todos os direitos sobre a invenção, podendo impedir que terceiros a utilizem, produzam ou comercialize o invento. Uma invenção pode ser considerada uma patente quando ela é a solução para um problema técnico.

É necessário que essa solução respeite o requisito de novidade, tenha uma atividade inventiva e tenha aplicação industrial. Uma patente oferece proteção territorial, isso é, ela é válida apenas nos países onde foi depositada. Os tipos de patente disponíveis no Brasil são: Patente de Invenção (PI) e Modelo de Utilidade (MU).

 

O que podemos fazer pela sua patente?

Nós da ACLIVE, realizamos todo o estudo e análise de patenteabilidade do seu invento. além de uma pesquisa a nível mundial para saber se não há nenhum invento existente com matéria inventiva semelhante.

Nossa equipe técnica avalia seu invento e indica se os requisitos legais e de patenteabilidade se fazem presentes para o registro.

Caso o invento atenda a estes requisitos, nossa equipe elabora todo conteúdo técnico necessário para o depósito da patente, além de executar todos os procedimentos necessários ao pedido da patente e acompanhamento posterior de prazos e demais procedimentos.